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Seu HD não abre mais? Não se desespere!

17/8/2013

 
Se você usa HDs externos, cartões de memória ou pen drives você já pode ter passado ou ainda vai passar por isso: ao plugar o dispositivo na entrada USB, o computador enfrenta dificuldades para fazer a leitura e, de repente, te dá o aviso
Formatar o disco?
Socorro! Meus arquivos!!! E agora?!?
Imediatamente vem o desespero, afinal você perdeu todo o conteúdo que seu dispositivo deveria ter guardado com segurança, certo? Não necessariamente! 

Em vez de correr para a assistência técnica e gastar uma fortuna para tentar recuperar seus dados (acredite, eles chegam a cobrar mais de 2 mil reais para acessar um disco corrompido) tente resolver o problema você mesmo usando o CHKDSK:

  1. Conecte o dispositivo defeituoso na entrada USB.
  2. Abra o Meu Computador e espere que o ícone referente ao disco apareça na lista e anote qual letra aparece em sua identificação.
  3. Quando ele pedir pela formatação, cancele.
  4. Vá no Menu Iniciar (aquele simbolozinho do Windows na barra inferior, no canto esquerdo), clique em "todos os programas", depois em "acessórios" e então em "prompt de comando".
  5. O computador vai abrir uma janela preta com o bom e velho DOS.
  6. Escreva o seguinte comando: chkdsk e:/f (se a letra de identificação do seu dispositivo não for a e: substitua pela letra correta) e clique enter.
  7. Espere ele terminar de fazer a leitura. Pode demorar dependendo do tamanho de seu dispositivo.

Pronto! Olhe novamente no Meu Computador se ele consegue identificar o nome que seu dispositivo tinha antes do dano. Se sim, você recuperou seus dados e pode acessar normalmente seu dispositivo.


O CHKDSK é um comando antigo do Windows que serve para verificar e corrigir a integridade de sistemas de arquivos de um disco. Possui mais comandos que você pode verificar aqui e aqui, e pode ser muito útil para recuperar dispositivos aparentemente inacessíveis por causa de pequenos defeitos. Provavelmente você deve perder algum arquivo por causa do defeito, mas o CHKDSK elimina apenas os dados defeituosos, o que significa que mais de 90% de seus dados devem se manter intactos, o que é um grande ganho.

Mas lembre-se: esse tipo de erro acontece porque algum arquivo de leitura do dispositivo foi danificado - porque você não ejetou o disco antes de desplugá-lo; porque ele tomou um tranco muito forte; porque aconteceu alguma variação de eletricidade enquanto você estava usando; enfim... - então cuide bem dos seus dispositivos porque em alguns casos o CHKDSK pode não conseguir recuperá-lo.

Boa sorte!

Como é que eu organizo tanto papel?

15/8/2013

 
Um dia você abre aquela gaveta ou aquele armário e percebe que, de tanto papel, não sabe mais o que tem ali dentro.  Chegou a hora de organizar! 

Mas por onde começar?
Albert Einstein em seu escritório
Até gênios tem problemas com papéis.
PREPARE-SE:
  1. Reserve tempo. É realmente importante que você disponha de bastante tempo para a tarefa. Se você tiver que montar e desmontar o processo de organização várias vezes você vai acabar perdendo tempo e desanimando.
  2. Encontre um lugar espaçoso para trabalhar. Se você não tiver uma mesa, use o chão mesmo. O que importa é que você tenha espaço suficiente para visualizar as pilhas que você vai formar.
  3. Separe o material que você vai usar. Sacos de lixo, tirador de grampos, sacos plásticos, pastas, lápis, caneta, etiquetas, etc.. A quantidade vai depender de quantas gavetas (armários ou onde quer que seus papéis estejam) você  tem. Tente usar materiais neutros (brancos ou translúcidos): coloridos são bonitos mas podem soltar pigmentos nas suas coisas com o tempo.

MÃOS À OBRA:
  1. Faça identificações primárias. Lixo? Conta? Documento? Anotação pessoal? Identifique simploriamente que tipo de documento é cada um e forme pilhas. E o que é claramente lixo, mande imediatamente para o lixo - não tenha dó.
  2. Escolha uma pilha por vez para organizar. Enquanto isso, separe as outras em sacos provisórios (até de supermercado, se for o caso) para que você tenha mais espaço para trabalhar e para que você não se confunda.
  3. Separe cada pilha em pilhas mais detalhadas. Por exemplo, divida a pilha de contas em tipo (luz, gás, telefone, internet, etc...). Faça divisões que sejam fáceis de lembrar no futuro qual o conteúdo. 
  4. Detalhe o quanto for importante para você. No caso de contas, coloque em ordem cronológica decrescente; em papéis de estudo, separe por disciplina, período e tipo de documento (provas, xerox, anotações de aulas...), e por aí vai. 
  5. Proteja o material separado. Pode ser em sacos plásticos com furação para fichários se você for manusear com frequência; pode ser em pastas sanfonadas se você precisar encontrar com muita facilidade; pode ser em pastas de plástico corrugado se você precisar apenas arquivar por muito tempo. O importante é não deixar os documentos soltos: se isso acontecer provavelmente você vai bagunçá-los novamente e seu trabalho terá sido em vão.
  6. Faça uma lista do que você está guardando. Aproveite que você está olhando tudo e anote em uma lista ou planilha para onde está indo cada coisa. Isso vai te poupar dor de cabeça quando, daqui há um bom tempo, vicê quiser lembrar em qual das pastas você guardou um dos documentos. Faça pelo menos uma cópia e deixe à mão.
  7. Identifique o material. Pode ser com etiquetas auto-colantes, com visores de plástico com etiquetas manuscritas, com etiquetadoras profissionais... você escolhe. O que importa é ter uma identificação clara e simples do conteúdo que está dentro daquela pasta/caixa/fichário apenas olhando rapidamente.


MAS ATENÇÃO;
  1. Evite guardar documentos com clipes e grampos. Com o tempo eles enferrujam, danificam o documento e o que mais estiver em volta.
  2. Evite pastas e caixas de papel ou papelão. Com o tempo eles tendem a ficar úmidos e você pode perder todos os seus documentos.
  3. Jogue o supérfluo fora. Se muito tempo passou e você nunca mais acessou aqueles documentos, cogite seriamente jogá-los no lixo. Lembre-se apenas de informar-de sobre prazos de guarda em caso de documentos fiscais ou legais.
  4. Tente guardar os novos documentos junto com os já organizados sempre que possível. É mais rápido do que perder novamente horas, como da primeira vez, para fazer em quantidade.
  5. Não se esqueça de atualizar a lista de localização. Sempre que você adiciona um documento a uma pasta/caixa já existente adicione imediatamente o item na lista ou planilha de localização. Se você deixar para depois pode esquecer e voltar a ser refém do "onde foi mesmo parar aquele documento?".


Não é fácil encarar esse tipo de tarefa mas, acredite, o resultado é extremamente gratificante!

    Elisa Colepicolo

    Bacharel em Museologia  graduada pela Unirio/RJ e organizadora de acervos e coleções particulares na cidade do Rio de Janeiro.



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